Comentários Sobre a Vida

2013.10.21 – Arranque da 902 Trading, Lda.

Mais um dia bastante significativo na minha vida! Depois de andar à deriva nestes últimos tempos, que foram de mudança forçada mas mesmo assim de mudança, e… ainda bem! A vida pacífica e rotineira, sempre achei isso, torna-nos dóceis e seguros porque apesar de tudo a rotina dá segurança, no sentido que sabemos com o que podemos contar, hoje e amanhã! Esta rotina evita que a nossa zona de conforto abra brechas e daí a inovação e a mudança, mesmo querida, é muito mais difícil de acontecer!

Nesta zona temporal de evolução deste nosso mundo e sociedade, em que a Ligação é fundamental, ao contrário da época anterior, na qual eu nasci, a das regras e das mudanças lentas, a Era Industrial, está nitidamente a chegar a um fim! Bem, o fim não tem data anunciada, até porque se houvera uma data precisa teria que acontecer uma revolução ou cataclismo tão grande que não seria de todo benéfico para nós os participantes, mas sente-se que as coisas estão muito rapidamente a mudar, as certezas que haviam quando eu era pequeno já não existem. No outro dia, numa das minhas caminhadas matinais que utilizo para exercitar corpo e mente, o tema que me veio à ideia foi precisamente a vida tão certinha que as pessoas da minha relação, próxima ou afastada, viviam na altura. Veio à ideia o Sr. Monteiro, pai do Toni e que eu sempre conheci como saindo de casa para ir trabalhar para o Porto, ia de autocarro de manhã bem cedo e voltava de autocarro bem ao fim da tarde! Uma rotina que não me lembro de ver quebrada, em muitos dias de viagens minhas também de autocarro, para ir para as aulas no Liceu D. Manuel II. Não fazia ideia de que tipo de trabalho era (e ainda hoje não sei!) mas posso arriscar um trabalho de repartição qualquer, com papelada e burocracia interminável! Mas durou, durou e durou… até que aquela máquina humana desgastada por anos de rotina e enfadada pelo passar dos dias, sempre iguais, acabou por alcançar o tempo de reforma e depois “apagar-se” noutra rotina, agora da reforma, sem qualquer objectivo, emoção ou interesse! Esperando a morte!… Missão cumprida!

Estes tempos de tão falada crise, não são mais que tempos de grande mudança, que ocorreram diversas vezes ao longo da história da humanidade, mas sem tão grandes alaridos como os da actualidade, visto que estamos também no limiar da era da informação. Vivo e experiencio duas épocas distintas, muito diferentes de conduzir esta sociedade e que na falta de melhor, chamamos tempos de crise! Crise porque o que estava “previsto” acontecer, mais do mesmo, seguir a receita, já não é possível e a cada geração que surge cada vez mais se torna impossível acabar com a dita “crise”! Esta nova era da Ligação (este termo não é minha invenção, li-o num dos livros de Seth Godin!) é o dealbar de uma nova postura das pessoas, uma nova arquitectura da sociedade impõe-se pois bem vistas as coisas, nós próprios a provocamos ao levar, por exemplo, o materialismo ao extremo, uma sociedade de consumo com uma avidez nunca antes vista por uma tão generalizada e alargada camada da população! É criticável esta postura de consumismo e materialismo vivida actualmente? Sim claro que podemos sempre tecer críticas mais ou menos duras acerca de nosso comportamento tão humano, mas depois de ver para onde se encaminham os tempos, acho que era uma reacção natural e perfeitamente compreensível! Aliás diria mesmo inevitável! Nós afinal de contas somos humanos e todos temos os nossos “demónios” por mais puros e castos que sejam!

O tema continua a ser o arranque da 902 Trading Lda., com todo o simbolismo que para mim isso traz de volta, pois neste momento da minha vida  e com toda a, … paz de espírito e uma emoção contida, sinto que esse só pode ser o meu caminho! Ter total (… o total não existe de verdade!) controlo sobre a forma como conduzo os meus dias, horas e minutos e não seguir as regras, horários e mentalidades da época Industrial em desmoronamento, em que tudo está definido em NORMAS e PROCEDIMENTOS, estudados, revistos e assinados para que a rotina seja possível continuar a existir! NÃO, não podemos continuar a achar que as coisas vão melhorar logo que o governo anuncie o fim da crise! Qual quê? A crise existe nas nossas cabeças, nas incertezas que todas estas mudanças provocam em nós. O fim desta crise vai dar direitinha numa nova época de comportamentos e necessidades que não poderiam acontecer doutra forma, ou não fossemos nós HUMANOS!

Entranhemos pois esta… crise, na certeza porém que melhores dias virão! OH YEAH!

2013-10-22 19.40.36

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s