Livros Lidos

2015.12.14 – Papa Francisco

Livro

Ontem, já bem à noite, acabei de ler estes pensamentos em livro do Papa Francisco. E gostei bastante! Uma pessoa extremamente humana e humilde, um muito bom exemplo de pessoa que admiro e venero! De todos os parágrafos que li, uns houveram que me despertaram mais a minha emoção e inteligência. Eis-los:

“E quando dizemos “casa” referimo-nos a um lugar de hospitalidade, uma morada, um ambiente agradável onde prontamente se fica, onde nos encontramos a nós mesmos, onde nos sentimos inseridos num território, numa comunidade. Porém, de forma mais profunda, “casa” é uma palavra com um sabor tipicamente familiar, que nos traz à mente calor, afecto, o amor que pode ser sentido numa família. A “casa” é, então, o mais precioso dos tesouros humanos, o do encontro, o das relações entre as pessoas, com idades, culturas e histórias diferentes, mas que vivem juntas e se ajudam umas às outras a crescer. Por esta razão, a “casa” é um local crucial na nossa vida, onde a vida cresce e pode ser concretizada, porque é um lugar no qual cada pessoa aprende a receber amor e a dar amor. É isto a “casa”.”

Esta é uma ideia preciosíssima, uma descrição da nossa casa, da nossa família, como talvez nunca tenha alguma vez lido; uma ideia divinal que deve ser divulgada, acalentada e porque não amada, na sua mais simples essência! Afinal de contas a família é a mais básica e importante organização da nossa sociedade!

“Gostaria de falar em especial para vós, rapazes e raparigas, aos jovens: empenhai-vos nas vossas actividades diárias, nos vossos estudos, no vosso trabalho, nas relações de amizade, em ajudar os outros; o vosso futuro depende da forma como viverdes estes preciosos anos das vossas vidas. Não tenhais receio de vos empenhardes, do sacrifício, e não encareis o futuro com receio. Mantende a vossa esperança viva: há sempre uma luz no horizonte.”

Mais uma frase ou pensamento muito simples mas ao mesmo tempo muito profundo, que contém na sua simplicidade toda a sabedoria de uma mente inspiradora! É verdade jovens actuais, empenhai-vos nos vossos ideais, lutem por eles, sejam eles quais forem! O vosso futuro depende disso mesmo! Concordo plenamente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s